Responsabilidade Social
A responsabilidade social das instituições de ensino no seu conjunto consiste na formação de pessoal qualificado, por meio da transmissão de conhecimento de qualidade, da pesquisa e da extensão, isto é, na promoção do acesso ao conhecimento que elas detêm e produzem aos setores da sociedade que dele possam e desejem se beneficiar.
O Instituto de Dermatologia, Medicina e Cirurgia Estética, no desempenho de sua atividade capacitadora em cursos de pós-graduação lato sensu, presenciais, na área médica, assume a responsabilidade de estimular a inovação e a criatividade frente aos graves problemas de saúde do Brasil e de sua região de inserção, através do desenvolvimento de seus cursos, projetos, programas sociais de atendimento à população carente, estabelecimento de parcerias e convênios com organizações públicas e privadas e oferta de bolsas.
Projetos
Estão previstos congressos, seminários, jornadas e eventos na área de saúde, onde professores e estudantes irão desenvolver trabalhos que incentivam a pesquisa científica e estimulam a vivência da vida acadêmica no meio profissional em que atuam.
Serão ainda organizados grupos de estudo, discussão e pesquisa a partir de casos clínicos e de bibliografia pertinente. Os trabalhos serão elaborados pelos estudantes sob orientação do corpo docente.
Parcerias e convênios
O Instituto estabeleceu parcerias e convênios com instituições e organizações públicas e privadas tendo em vista não só a participação dos alunos em estágios como em eventos diretamente relacionados com os cursos realizados.
Programas sociais
Como exemplo de sua responsabilidade social, apontamos as atividades desenvolvidas durante a oferta do curso de Pós-Graduação em Dermatologia, em parceria com a Academia Brasileira de Dermatologia, o Instituto presta relevante serviço de assistência a pacientes carentes atendendo mensalmente e graciosamente os pacientes oriundos da rede pública que não conseguiram atendimento especializado.
Para além das consultas, são realizadas por mês cirurgias dermatológicas para retirada de câncer cutâneo e outras lesões pré-malignas, peelings químicos e outros procedimentos dermatológicos. Estes procedimentos são realizados pelos alunos da Pós-graduação com a supervisão do corpo docente. Os melhores alunos são aproveitados nas aulas práticas como monitores.
Para detecção das dermatoses mais prevalentes, os alunos do curso de Pós-Graduação fazem, ainda, exames de coletividade (tipo mutirão) em algumas áreas carentes do estado de Minas Gerais como: Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, vale do Alto São Francisco e área metropolitana de Belo Horizonte.
No âmbito de sua atuação, o Instituto tem uma participação ativa junto à Associação de Portadores de Psoríase e Associação dos Portadores de Epidermólise Bolhosa, além de contribuir na campanha de prevenção do Câncer Cutâneo e do Dia da Mancha que está centrada no diagnóstico precoce da Hanseníase.